sábado, 16 de abril de 2011

E o Verbo propõe ação e transformação do sujeito.

Na língua portuguesa, podemos, por conceito, informar que uma frase é todo enunciado lingüístico de sentido completo, e, pode ser formada por apenas uma palavra ou por um conjunto delas. Assim, se falamos: “calado!” ou “socorro!” ou “silêncio”, estaremos verbalizando um enunciado lingüístico com sentido completo e direto. Estas palavras em si, nos remetem a uma ação, a uma transformação de estado, a mudarmos de uma situação para outra. Podemos dizer que estas palavras são verbos substantivados, ou melhor, a sua essência propõe ao sujeito a realização de um ato.

Continuando o pensamento gramatical, vamos compreender o conceito da oração: é o enunciado lingüístico constituído por dois termos essenciais – o sujeito e o predicado – e construído em torno do verbo. Na oração não importa se o sujeito é: simples ou composto, determinado ou indeterminado, se está oculto ou não, o que importa é que o predicativo (o verbo) está lá exprimindo um comando, uma ação.

Agora vejamos um exemplo de oração: Você quer MUDAR a sua vida? Nesta frase quem é o sujeito? E qual é o predicado? O que propõe o Verbo? Quero convidá-los a realizar uma sintaxe desta oração, ou melhor, fazer desta frase uma Oração, refletindo a proposta de ação/transformação que o Verbo nos faz, para isto tomemos como amparo a mais sábia das gramáticas, a Bíblia, mais precisamente o trecho Jo 1, 1-2 e 14:

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio junto de Deus... E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade.”

A fim de descrever a Concepção e a Natividade de Jesus, o apóstolo João utiliza-se da idéia de “verbo” para expressar quem era Jesus. O apóstolo afirma que Jesus era parte integrante de Deus desde o início de tudo, por que Ele era a Palavra, a verbalização de Deus. Então Deus resolve dar uma vida de homem a Sua Palavra, para que Ela, a Sua própria verbalização, pudesse conviver entre os homens para dar a oportunidade de uma nova ação/transformação do modo de vida do sujeito.

Então retomemos a Oração: Você quer mudar a sua vida? E localizemos o sujeito da oração: “VOCÊ”, sim. Você é o sujeito da oração. Mas qual o predicado? “quer mudar a sua vida?”. Este é o predicado, que tem por verbo principal “MUDAR”. Então, a proposta de ação/transformação que o verbo faz é de mudar, sair da atual condição para outra.

Esta é a proposta que o VERBO de Deus faz para a sua vida. Ao fazer Dele o centro de sua Oração (vida) o VERBO o instigará a uma profunda transformação, a uma mudança de vida. E para isto só é preciso responder a nossa frase dando um “sim” ao VERBO. Depois disso a sua oração (vida) não terá sentido sem o VERBO.

Por isso, dê sentido à sua Oração (vida), coloque Jesus, o VERBO encarnado de Deus, no centro dela e possibilite uma verdadeira transformação, uma metanóia no seu modo de ser. Viva sendo um exemplo de vida do VERBO de Deus e dê possibilidades de mudanças há outras vidas (orações) que ainda não conhecem o comando da ação que o VERBO propõe.

Ao sermos tomados pela ação do VERBO de Deus não há como ficar inertes, parados. Ele age e tal forma no sujeito, que o impulsiona a uma nova ação/transformadora. O sujeito que antes era passivo, agora é um agente transformador, um complemento do Verbo, ou mesmo uma conjunção, funcionando como conectivo entre o VERBO e outro sujeito que se encontra em uma Oração (vida) sem sentido.

Esta é a proposta oferecida aos que querem ser Cristãos. Não é possível ser cristão sem transformação de vida e nem se pode continuar ser cristão sem a ousadia e a impetuosidade de ser profeta e anunciar a Boa Nova, a Palavra de Deus, ensinada Pelo próprio VERBO Encarnado. Este é o convite realizado a você. Escreva uma nova Oração, e deixe que o VERBO de Deus comandá-la como o verbo principal e mude a sua história.

Agnaldo Libório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário